Conheça as propostas de Haddad para a Educação do Estado de SP

Sejamos honestos: não há ninguém mais preparado do que Fernando Haddad para recuperar o Ensino Público paulista. Afinal, foi ele que criou o Prouni, expandiu o ensino superior no país, criou mais de 100 mil vagas em creches somente na capital e fez, junto com o Lula, um geração inteira de estudantes de baixa renda realizar o sonho de entrar para uma universidade. 

Agora, o candidato do PT ao governo paulista quer transformar toda a sua experiência no setor em novos projetos transformadores e que poderão ser colocados em prática em todo o Estado de São Paulo. Tudo isso, levando em conta não só a grande evasão escolar surgida durante a pandemia do coronavírus, mas também a necessidade de aliar Educação de qualidade a novas oportunidades de emprego para quem está prestes a entrar no mercado de trabalho.

As principais propostas de Fernando Haddad para a Educação Pública Estadual: 

  • Criar mais 200 mil vagas públicas de ensino médio de nível profissional e técnico;
  • Criar o Bom Prato Estudantil, iniciando a implementação pelas regiões de maior concentração de estudantes de instituições de Ensino Superior privadas do estado;
  • Alfabetiza SP, programa de alfabetização na idade certa para todo aluno que ficou com a alfabetização defasada em decorrência da pandemia;
  • Fortalecer o Centro Paula Souza, valorizando os profissionais e ampliando a rede; 
  • Criar os Institutos Estaduais (IEs), que vão juntar a infraestrutura dos CEUs com o padrão das Etecs, Fatecs e Institutos Federais;
  • Ampliar as escolas em tempo integral (PEIs), em especial nas regiões mais vulneráveis do Estado, garantindo oferta adequada de professores, qualidade pedagógica, condições de infraestrutura, inclusão dos alunos mais vulneráveis e escuta da comunidade.
  • Enfrentar o abandono e a evasão, atuando fortemente com os alunos com defasagem e multirrepetentes e reforçando as ações de busca ativa, com a realização de ações integradas com saúde, assistência social, parceiros da sociedade civil e jovens mobilizadores dos bairros, para fazer visitas domiciliares e outras ações nas regiões onde há maiores índices de abandono escolar;
  • Criar o Cartão Oportunidade, para assegurar a permanência e a formação de jovens em condição de vulnerabilidade nas escolas de ensino médio;
  • Criar o Mais Professores, que incentivará a formação de professores e dará condições ao jovem que quer ser professor de estagiar e começar a receber a partir do seu primeiro ano de licenciatura;
  • Construir novas escolas nas zonas mais densamente povoadas onde faltam vagas para o ensino médio e apoiar os municípios para aprimoramento de rotas de transporte escolar rural, bem como para apoio no acesso a verbas federais para aquisição de ônibus escolares adaptados.

Da Redação

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