Renovação ferroviária do Estado vai começar pela linha SP-Campinas, diz Haddad

Fomentar a criação de uma rede ferroviária intermunicipal de passageiros, integrando as cidades da Macrometrópole Paulista é uma das prioridades de Fernando Haddad para a área de Transporte.

O candidato falou sobre o tema durante entrevista à Rádio Band Campinas nesta sexta-feira (26). “O chamado trem intercidades é anunciado em toda campanha. Mas o trem não chega. Eu não quero vender ilusões prometendo trem-bala porque é inviável. O que eu posso garantir é que iremos criar uma nova rede de transportes ferroviário com trens de média velocidade”, avaliou o candidato.

A Macrometrópole Paulista, da qual faz parte Campinas, possui 173 municípios e população de 30,5 milhões de habitantes e mas de 83% do PIB estadual. “Nossa prioridade é justamente tirar do papel o trem para passageiros de São Paulo a Campinas. Imagina fazer o trajeto em menos de uma hora, sem trânsito. Se não apostarmos nos trens não haverá saída. São Paulo não suporta mais rodovias. A solução agora é ferrovia”, completou.

Após a implantação do trem SP-Campinas, a meta é retomar os estudos para a implantação das ligações entre São Paulo, Santos, Sorocaba e São José dos Campos.Segundo o programa de governo de Haddad, a contempla tanto transporte para cargas quanto passageiros, “garantindo ganhos de eficiência, produtividade e combate às mudanças climáticas”.

Da Redação

 

Compartilhe
WhatsAppTelegramTwitterFacebook

+ Mais Notícias

X