Fernando Haddad é professor universitário, cientista político e uma figura significativa para a Educação brasileira por seu legado no MEC, além de um gestor exemplar e mundialmente reconhecido.

Aos 25 anos, formou-se em Direito pela Faculdade de Direito do Largo São Francisco. No ano seguinte, foi selecionado para o mestrado em Economia e, em seguida, doutorado em Filosofia. Hoje leciona Ciência Política também na USP.

Haddad iniciou, em São Paulo, sua carreira na política ao tornar-se chefe de gabinete da Secretaria de Desenvolvimento Econômico na gestão da prefeita Marta Suplicy, ajudando a capital a alcançar o equilíbrio fiscal e a capacidade de investimento. No mesmo ano, Haddad assumiu a Assessoria Especial do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.

Não demorou muito para as capacidades de Haddad como gestor serem reconhecidas pelo Governo Federal e, em 2003, o professor passou a integrar o Ministério do Planejamento como assessor especial, onde renovou a Lei de Parceiras Público-Privadas. Após um ano, ele assumiu o cargo de Secretário-Executivo do Ministério da Educação, momento em que elaborou o ProUni.

O legado de Haddad estava só começando quando, em 2005 assumiu oficialmente o MEC, dando início a uma era de ouro da Educação com políticas que transformaram o acesso ao ensino no país.

Da creche à pos-graduação, estudantes e professores foram beneficiados por programas como o FUNDEB, IDEB, Lei do Piso, SiSU, Fies sem fiador, Ciências sem Fronteiras, UniCEU e muito mais! Não é à toa que Fernando Haddad ficou conhecido, entre boa parte da população, como o melhor Ministro da Educação do Brasil.

Em 2012, Haddad foi eleito prefeito da cidade de São Paulo. Fazendo jus ao seu plano de governo intitulado “Arco do Futuro”, a gestão focou em soluções modernas para os problemas mais evidentes da capital, como a mobilidade urbana, saúde, meio ambiente, inclusão social e a cultura, ao mesmo tempo que criava estratégias para atrair o desenvolvimento e a geração de emprego.

Com novas faixas exclusivas para ônibus, novas linhas com trajetos noturnos, a queda drástica no ranking mundial de congestionamentos e a construção de 400km de ciclovia, que inovaram a forma de se locomover dos paulistanos, a gestão Haddad rendeu diversos prêmios à prefeitura como o prêmio MobiPrize 2014 na categoria “Estado/Cidade empreendedor”, Prêmio Rainha Letizia de Acessibilidade Universal de Municípios Latino-americanos e o Sustainable Transport Award (STA), além de ser classificada como inspiradora pelo site especializado em arquitetura, ArchDaily.   

No combate à corrupção, Fernando Haddad teve vitórias que foram decisivas para assegurar transparência à população e contribuir para a melhoria dos serviços públicos. Uma das maiores investigações feitas através da Controladoria Geral do Município, por exemplo, foi responsável pelo retorno de R$90 milhões aos cofres da Prefeitura.

E se é para falar de inovação, esse legado vai longe. O então prefeito fez questão de garantir o acesso à tecnologia para todos, independentemente da renda, através do Wi-Fi Livre SP, distribuído por toda a cidade, e da construção da maior rede de Fab Labs do Brasil, que são oficinas equipadas e prontas para quem quiser adentrar o mundo da produção audiovisual.

A gestão Haddad também foi marcante para a população LGBTQIA+. Pela primeira vez a cidade deu um passo à frente na defesa dos direitos da comunidade com a inauguração de centros de cidadania, tratamento e cuidado especial com vítimas de homofobia, incentivo aos estudos e retorno ao mercado de trabalho.

Com tantas políticas efetivas em seu nome, o saldo de sua gestão na prefeitura não podia ser diferente. Haddad deixou um legado que não só cumpriu o que prometeu, como realizou tudo isso de maneira humanitária, inclusiva e realista.

1963

Nasceu em 25 de janeiro.

1981

Ingressou na Faculdade de Direito do Largo São Francisco, da USP.

1983

Durante a ditadura militar e em seu terceiro ano de faculdade, Haddad começou a militância estudantil, acirrando o debate político e se opondo ao totalitarismo.

1984

Se tornou presidente do Centro Acadêmico XI de Agosto e participou de comícios do movimento Diretas Já, pelas eleições diretas para Presidente da República.

1985

Diplomou-se em Direito.

1986

Aprovado no exame da OAB.

 

Selecionado para o mestrado em Economia da USP.

1988

Casou-se com a dentista paulistana Ana Estela Haddad, aos 25 anos.

1990
Conclusão do mestrado, após passar 1 ano elaborando a dissertação como aluno visitante da Universidade McGill.
1991
Iniciou o doutorado em Filosofia.
1992
Nasceu seu primeiro filho, Frederico.
1996
Conclusão do doutorado em Filosofia.
1997
Aos 34 anos, Haddad se tornou professor do Departamento de Ciência Política da USP.
2000
Nasce sua filha Ana Carolina.
2001
Se tornou chefe de gabinete da Secretaria de Finanças e Desenvolvimento Econômico do município de São Paulo, na gestão da prefeita Marta Suplicy.
2003
Assumiu a Assessoria Especial do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.

Integrou o Ministério do Planejamento na função de assessor especial.

2004
Assumiu o cargo de Secretário-executivo do Ministério da Educação.
2005
Tornou-se Ministro da Educação.

2013
Assumiu a prefeitura de São Paulo até 2016.

2018
Candidato à presidência da República.

X