Como a Justiça Eleitoral deve combater as fake news nas eleições?

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) tem demonstrado preocupação com a divulgação de fake news ao longo da campanha eleitoral nos próximos meses. Uma das iniciativas da Corte, que vai comandar o processo eleitoral em todo o Brasil, é um canal para o envio de denúncias de violações na utilização de plataformas digitais.

O acesso à ferramenta pode ser feito pelo endereço tse.jus.br/eleicoes, quando o assunto estiver relacionado, por exemplo, ao disparo em massa por aplicativos de mensagens como o WhatsApp e o Telegram.

O canal permite denúncias contra informações que distorçam dados como horários e locais de votação, além da documentação exigida ao eleitor para o momento do voto na urna eletrônica.

No site do TSE também é possível apontar:

Uso de contas falsas em nome da Justiça Eleitoral;
Ameaças identificadas contra seções eleitorais;
Informações sobre fraudes, adulteração e contagem de votos;
Disseminação de discurso de ódio e incitação à violência contra candidatos e eleitores.

Tira-Dúvidas

O TSE também tem um chatbot (assistente virtual) criado em parceria com o WhatsApp em 2020 para promover o acesso a informações sobre o processo eleitoral. Em 2022, a ferramenta foi aprimorada com o “Tira-Dúvidas do TSE”, para ampliar a quantidade de usuários cadastrados para receber checagens sobre notícias falsas.

O chatbot ainda oferece um serviço para esclarecer notícias falsas a respeito do processo eleitoral. O “Fato ou Boato?”, onde o usuário, ao selecionar o tópico (entre os 16 disponíveis), pode receber desmentidos elaborados por agências de checagem de notícias.

Passo a passo

Para conversar com o assistente virtual, é preciso acessar a câmera do celular e apontar para o código QR no endereço tse.jus.br/comunicacao/noticias/2022/Abril/chatbot-tira-duvidas-do-tse-no-whatsapp-traz-novidades-para-as-eleicoes-2022.

Também é possível adicionar o telefone (61) 9637-1078 à lista de contatos do WhatsApp. Em seguida, é preciso enviar uma mensagem ao assistente virtual para iniciar a conversa.

Nos ajude a combater as fake news

Da Redação 

Compartilhe
WhatsAppTelegramTwitterFacebook

+ Mais Notícias

X