Saiba como checar uma notícia em apenas cinco passos

O termo fake news ficou popularizado após a enxurrada de mentiras que contaminaram os celulares dos brasileiros durante as eleições em 2018. Mas naquela época, o termo fake news ainda não era tão conhecido. Mas agora, as pessoas já sabem que notícia falsa é crime e pode gerar prejuízos para toda sociedade.

Então, se você tem dúvidas de como checar uma notícia, aqui vão cinco dicas para te ajudar. Ah, e se você já está bom nisso, envie esse link para aquele amigo ou tio que ainda não sabe diferenciar uma notícia falsa de uma verdadeira.

Checando uma notícia

  1. O meme ‘parece’ de um veículo de imprensa, mas não tem link? Jogue a notícia no google e veja se ela procede. Se for falsa, ela pode não aparecer da forma como está no meme ou card ou até mesmo já estar desmentida nas agências de checagem.
  2. Recebeu um link? Cheque sempre a data da notícia. Muitas vezes, quem quer criar desinformação usa links antigos, fora de contexto para ‘voltar’ a fazer circular a notícia.
  3. Ama sua tia, mas ela compartilha mentiras? Todos temos alguém próximo que amamos, mas costuma compartilhar desinformação sem saber. Cheque antes, veja no google, e tente explicar para o ‘parente desavisado’. Informação de qualidade pode salvar vidas, educar e nos fazer crescer como sociedade.
  4. Notícias falsas costumam trazer erros ortográficos, não só por falhas na escrita de quem a produziu ou na tradução – muitas mentiras são produzidas em outras línguas e correm o mundo, como notícias falsas antivacina, por exemplo – mas os erros ortográficos também são formas de burlar as redes sociais e não cair no ‘filtro’ da desinformação.
  5. Denunciar mentiras nas redes sociais também é muito importante. Então, aprenda como denunciar notícia falsa e fique atento aos selos de páginas oficiais e verificadas de artistas, políticos, governos e instituições.

Da Redação

Compartilhe
WhatsAppTelegramTwitterFacebook

+ Mais Notícias

X