Conheça o legado de Haddad para a mobilidade urbana da cidade de SP

Nos quatro anos em que foi prefeito de SP, entre 2013 e 2016, Fernando Haddad colocou em prática um moderno projeto de mobilidade urbana cujos efeitos foram sentidos em todas as regiões da cidade. A afirmação poderia soar exagerada não fosse o número de prêmios internacionais que a sua gestão conquistou durante o período justamente por apostar em inovações no setor.

As mudanças, no entanto, não aconteceram da noite para o dia, tampouco foram recebidas sem a resistência de uma parcela da população que ainda via nos carros o único jeito de se locomover pela cidade. Com planejamento, estudo e apoio incondicional de entidades ligadas ao setor, Haddad encurtou distâncias, incentivou o uso de veículos não poluentes e, claro, priorizou quem vive nas periferias da Capital.

Abaixo, relembre o legado de Haddad para a mobilidade urbana:

Bilhete Único e Passe Livre

Haddad implantou novas modalidades temporais do Bilhete Único: diária, semanal e mensal, com mais de 2,2 milhões de cartões cadastrados até fevereiro de 2016.
Junto a isso, implantou também o Passe Livre para alunos da Rede Municipal, estudantes das Universidades Públicas (renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo) e beneficiários do Prouni, Fies, Bolsa Universidade ou cotas sociais.

Transporte público 24 horas

Implantou o funcionamento 24 horas no transporte público municipal, com 50 linhas estruturais e 101 linhas locais funcionando da meia-noite às 4 horas da madrugada.

Faixas exclusivas de ônibus

Implantou 423,3 km de faixas exclusivas à direita no viário destinado ao transporte coletivo.

Corredores de ônibus

Haddad, durante sua gestão, construiu 19 km de corredores de ônibus, além de prolongar 2,3 km e requalificar 22,6 km.

Terminal de ônibus

Ampliou o Terminal Urbano de Itaquera e iniciou a construção do Terminal Intermunicipal de Itaquera.

Ciclovias

Implantou 394,1 km de vias cicláveis, sendo 382,7 km de ciclovias/ciclofaixas e 11,4 km de ciclorrotas.

Obras viárias: Complexo Nova Radial

Concluiu as seguintes obras: Viaduto Itaquera; canalização do Córrego Laranja-Azeda; interligações entre Av. Itaquera, Av. José Pinheiros Borges e Av. Miguel Inácio Curi; passagem em desnível na Radial Leste; rotatória e alargamento de pista no cruzamento da Av. Miguel Inácio Curi e Av. Engenheiro Adervan Machado; duas alças de acesso entre a Av. Jacu-Pêssego e Nova Radial; passarela sobre trilhos, próximo à estação Artur Alvim; e o trecho de canalização do Córrego Verde, junto ao Rio Jacu.

Obras viárias: Plano Viário Sul

Concluiu as seguintes obras: dois pontilhões do Rio Embu-Guaçu, em M’Boi Mirim; e alargamento da Avenida Belmira Marin.

Programa de Proteção à Vida

Implantou nas 32 subprefeituras o Programa de Proteção à Vida, conjunto de medidas para melhorar a segurança viária: Área 40, área de velocidade reduzida em regiões com grande concentração de pedestres e com alto índice de acidentes viários; e Frente Segura para Motos, criação de espaços para motos na frente dos demais veículos.

Modernização da rede semafórica

Modernizou a rede de semáforos da cidade, com 4.840 reformas de cruzamentos e instalação de 1.171 NoBreaks, 391 GPRS e 744 Controladores Semafóricos.

Da Redação

 

Compartilhe
WhatsAppTelegramTwitterFacebook

+ Mais Notícias

X