Haddad foi o prefeito de SP que mais inovou em tecnologia 

O professor Fernando Haddad é daquele tipo que está sempre antenado. Sabe de cor o nome das bandas do momento, vê todas as séries que estão em alta e fica sempre ligado com as novidades do mundo tecnológico. Quando foi prefeito de SP, aliás, o seu lado geek ficou ainda maior. Ele apostou em uma gestão com diversas novidades de tecnologia que até hoje estão presentes no dia a dia do paulistano.

A seguir, relembre algumas das iniciativas no mundo da tecnologia e inovação:

  • Bilhete Único de milhões

Haddad implantou uma nova tecnologia no Bilhete Único, que passou a permitir recarga com vários tipos de crédito. Outra novidade foi juntar tudo no mesmo cartão: o acesso a ônibus, micro-ônibus, Metrô e CPTM e nos terminais e estações de transferência.

  • Busão tunado

Se hoje acessar a internet de dentro do busão não é assim tão novidade é porque Haddad surgiu com a ideia lá atrás. Foi ele quem colocou 438 ônibus com wi-fi gratuito para circular na cidade; a maior parte deles também equipados com tomadas USB.

  • É pra todo mundo

Durante sua gestão, houve grande avanço na acessibilidade nos busões: 12.618 ônibus (85,8% do total) passaram a ter tecnologias que facilitam o acesso para cadeirantes ou pessoas com mobilidade reduzida.

  • Laboratório dos crias

O MobiLab rendeu a Haddad uma série de prêmios de mobilidade e tornou-se uma grande referência para diversas cidades. Criado pela SPTrans, em conjunto com a CET, o laboratório nasceu para analisar dados de transporte e pensar em ideias inovadoras para solucionar problemas no trânsito. O MobiLab tinha a ajuda de bolsistas da Universidade de São Paulo (USP) e startups da área de mobilidade. Foi do MobiLab que saíram algumas das principais ideias de mobilidade da gestão Haddad, como a implantação de corredores de ônibus e as ciclofaixas.

  • Haddad é TEC

O Programa para a Valorização de Iniciativas Tecnológicas – VAI TEC foi criado em 2013 para estimular a criação, o acesso, a formação e a participação do pequeno empreendedor. O programa subsidia projetos de desenvolvimento de produtos, processos, aplicativos, jogos, técnicas ou metodologias que contribuam para solucionar problemas e desafios relacionados ao dia a dia da cidade.

  • É fabuloso

Os Fab Labs são espaços de produção colaborativa e aprendizado interdisciplinar, que têm como principal público-alvo os estudantes da rede pública de ensino. No local, os jovens têm acesso a impressoras 3D, cortadora laser, software de modelagem e animação para programação em computadores, fresadoras e equipamentos de eletrônica, entre outros recursos. A primeira unidade da Rede Pública de Laboratórios de Fabricação Digital (Fab Lab Livre SP), no Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes, nasceu em 2015. Até o final da gestão, outros 10 já haviam sido inaugurados.

  • APPs

Com Haddad, o paulistano passou a ter a Prefeitura na palma das mãos. Foram dez aplicativos criados durante a gestão para passar informações de utilidade pública nas áreas de iluminação, transporte, saúde, serviços do cotidiano (previsão do tempo, qualidade do ar, trânsito), finanças (tributos, pagamentos etc.), emprego e outras.

Da Redação 

Compartilhe
WhatsAppTelegramTwitterFacebook

+ Mais Notícias

X