Veja a lista de prêmios que a gestão Haddad recebeu

Quem hoje vai para o trabalho de bike ou leva a metade do tempo no trajeto feito nos corredores de ônibus talvez nem se lembre de como a cidade era antes de Fernando Haddad. Mas a gente está aqui para lembrar você o que hoje parece indiscutível. Nos quatro anos em que foi prefeito, o professor deu aula de gestão, mudou a cara de SP e ganhou prêmios que reconhecem tudo isso. 

As mudanças, hoje inseridas na rotina do paulistano, foram tantas que, em 2016, Haddad recebeu das mãos de Michael Bloomberg, ex-prefeito de Nova Iorque, o prêmio de melhor prefeito do mundo. O que motivou a honraria foi a criação de uma plataforma digital para conectar agricultores de produtos orgânicos dos arredores da cidade aos mercados e restaurantes da capital, que necessitam de produtos orgânicos.

Este não foi o único prêmio que Haddad conquistou durante os quatro anos como prefeito de SP. A seguir, listamos outros títulos conquistados pelo professor.

Prêmio MobiPrize 2014

Haddad colocou em prática um ousado plano para “tirar o máximo de carro das ruas”. A partir do Mobilab, a prefeitura inseriu a sociedade no debate sobre transporte e começou a dar outra cara à cidade. Foi a partir dessa iniciativa, de 2014, que a gestão levou o  prêmio MobiPrize 2014 na categoria “Estado/Cidade empreendedor”, organizado pela universidade de Michigan (EUA).

Sustainable Transport Award (STA)

No ano seguinte, Haddad levou o caneco também na 10ª edição do Sustainable Transport Award (STA). O motivo foi a consolidação de políticas públicas que priorizavam o transporte coletivo ou sustentáveis como as bicicletas. Mas, como ele conseguiu fazer tudo isso em tão pouco tempo? Uma das razões foi disponibilizar 30% do Fundo de Desenvolvimento Urbano (Fundurb) para o transporte coletivo, sistema cicloviário e de circulação de pedestres. Se hoje SP é a capital das bikes, é porque lá atrás Haddad apostou nelas como meio de transporte. 

Prêmio Rainha Letizia de Acessibilidade Universal de Municípios Latino-americanos

Calma que ainda tem mais. Haddad ainda levaria o Prêmio Rainha Letizia de Acessibilidade Universal de Municípios Latino-americanos, oferecido na Espanha, dedicado a políticas para pessoas com deficiência. Foi com Haddad que SP passou a ter o Sistema Atende de Transporte Porta a Porta e o cartão DEFIS, que autoriza os veículos de pessoas com deficiência a estacionarem em vagas reservadas em locais públicos.

Prêmio Hora do Planeta 2015

Entregue pela World Wildlife Fund International (WWF), o prêmio reconheceu o compromisso da capital paulista na preservação do meio ambiente, com a adoção de medidas que reduziram a poluição no trânsito, por exemplo, ao renovar a frota de ônibus.

ONU Habitat

Esse título veio depois da gestão, mas reconhecia o trabalho feito por ele durante os quatro anos à frente da Prefeitura de SP. Em 2017, o Plano Diretor da capital foi eleito um dos quatro mais eficazes do mundo pela ONU Habitat por tornar SP “mais humana, moderna e equilibrada, através do emprego e da moradia para enfrentar as desigualdades sócio-territoriais”. 

Da Redação

 

Compartilhe
WhatsAppTelegramTwitterFacebook

+ Mais Notícias

X