Cinco coisas que Haddad fez pela periferia de São Paulo

Governar para todos. Em quatro anos à frente da prefeitura, entre 1º de janeiro de 2013 e 31 de dezembro de 2016, Fernando Haddad transformou a cidade da mobilidade à cultura. Todos foram impactados por programas de seu governo, incluindo a periferia da maior cidade do país.

1 – Hospital Parelheiros

Muita gente deve estar se perguntando: ué, mas eu vi outro gestor inaugurar esta obra… Pois é. O Hospital Parelheiros está na enorme lista de obras que as últimas administrações só colocaram a placa, mas quem planejou e tirou do papel foi o Haddad. A unidade beneficia uma população estimada em 2,7 milhões de pessoas. São 20 leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), cerca de 250 leitos hospitalares, sete salas cirúrgicas e quatro salas direcionadas ao centro obstétrico.

2 – 35 Hospitais Dia da Rede Hora Certa

Haddad construiu ou iniciou 35 hospitais Dia da Rede Hora Certa com o objetivo de reduzir o tempo de espera durante exames, consultas e procedimentos especializados. A maior parte dessas unidades fica em bairros como Brasilândia, Penha, Itaim Paulista e São Miguel Paulista.

3 – Ônibus da madrugada

Não havia nada pior, seja para o trabalhador do terceiro turno ou para os jovens que costumam varar a noite na balada, do que não ter transporte público na madrugada. Isso só começou a mudar em 2015, quando Haddad lançou a linha de ônibus entre 0h e 4h, horário em que o metrô não funciona. A iniciativa começou com 50 linhas estruturais e 101 linhas locais. Hoje, são mais de 150 linhas diferentes, que atendem a população de toda a periferia de SP.

4 – Prefeitura no Bairro

Com Haddad, o programa Prefeitura no Bairro levava a diferentes regiões da cidade os serviços oferecidos por todas as secretarias municipais. Com a Prefeitura próxima de suas casas, os moradores das regiões mais afastadas também podiam cobrar ou solicitar diretamente na Prefeitura a execução de algum serviço.

5 – Passe Livre Estudantil

O Passe Livre é um marco na gestão do professor. Além de ser uma de suas principais promessas de campanha, foi também uma ação que mudou a vida de milhares de estudantes de SP. A gratuidade do transporte é oferecida para alunos do Ensino Fundamental, Médio e de Universidades Públicas, estudantes vindos de famílias com baixa renda e de universidades privadas atendidos por programas como ProUni, Fies, Bolsa Universidade ou Cotas Sociais.

Da Redação

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