Haddad na sabatina do Valor/CBN/Globo: “vou recompor o confisco de Rodrigo e Doria na aposentadoria do servidor”

O candidato do PT ao governo do Estado de São Paulo, Fernando Haddad, participou nesta quarta-feira (17) de sabatina realizada em conjunto pelo Valor Econômico, O Globo e CBN. Durante uma hora e meia, o petista respondeu a perguntas sobre o seu legado como ministro da Educação e prefeito de SP, a formação da grande frente pela democracia e sobre como conduzirá a sua gestão em caso de vitória nas próximas eleições.

Haddad também falou sobre algumas de suas principais propostas para recolocar o Estado no caminho do desenvolvimento e recuperar a credibilidade do Executivo Estadual com os servidores públicos. Para este caso, o candidato foi enfático: irá recompor o “confisco” dos aponsentados. “No dia 2 de janeiro vamos abrir a mesa para negociar e anular esse confisco na aposentadoria. Reconheço aqui em São Paulo que houve um confisco por decreto. Vamos conversar com o servidor e recompor isso”, garantiu o ex-prefeito.

Para quem não se lembra, o “confisco” citado por Haddad se refere ao Decreto 65.201, do governador João Doria Jr., que impôs desconto previdenciário abusivo que pode chegar a até 16% aos aposentados e pensionistas. Há uma forte mobilização para anular a medida vinda dos próprios servidores em parceria com sindicatos, Oposição na Assembleia e entidades ligadas ao setor.

70 Hospitais Dia em todo o Estado

Na área da Saúde, Haddad voltou a dizer que o principal foco de sua gestão será desafogar as filas do SUS a partir da ampliação dos chamados Hospitais Dia. “Eu entreguei 21 Hospitais Dia aqui na capital. Por isso que na época em que fui prefeito as filas andavam. Por quê? Porque no Hospital Dia você tem um centro cirúrgico, você tem consulta de especialidade e você tem um um centro de exame de diagnóstico. Você desafoga a Santa Casa, desafoga o hospital regional, desafoga o hospital geral. Aqui em São Paulo a fila andou na minha gestão por do hospital Dia. Nós vamos levar essa experiência paro interior e nós vamos ajudar muito os hospitais regionais e as Santas Casas. Até o final do meu mandato, o Estado de São Paulo ganhará 70 novas unidades do Hospital Dia”.

Bilhete Único Metropolitano

Outra proposta apresentada por Haddad foi a criação do Bilhete Único Metropolitano. “As decisões tomadas (pela gestão de Rodrigo e Doria) foram erradas. Você não corta direito no meio de uma pandemia. Qual a graça de cortar parte do idoso no meio da pandemia? O que que isso significa? Se for eleito, vou voltar o passe livre para idoso na hora. Eu vou fazer o contrário ampliando os direitos. Vou criar vou o Bilhete Único Metropolitano. Nós precisamos começar gradualmente a integrar atividades das cidades da região. Não tem cabimento uma pessoa de Carapicuíba, de Ferraz de Vasconcelos ter que pagar mais para ir trabalhar na Capital. É por isso que muita gente tem dificuldade de arrumar emprego. Porque não tem como pagar passar passagem”.

Da Redação

Compartilhe
WhatsAppTelegramTwitterFacebook

+ Mais Notícias

X