Com Haddad, concurso público estadual terá 20% de vagas garantidas à população negra

A exemplo do que fez quando foi prefeito da cidade de São Paulo, Fernando Haddad pretende garantir ao menos 20% das vagas em concursos públicos estaduais para negros e negras. A proposta, que está contemplada no programa de governo, foi citada pelo candidato do PT ao governo paulita durante passagem por Francisco Morato nesta segunda-feira (29).

A garantia dada por Haddad ocorre justamente no dia em que a Lei de Cotas, sancionada por Dilma em 2012, completa 10 anos. O petista ocupava na época o cargo de ministro da Educação. “No serviço público eu vou fazer a mesma lei que eu fiz na cidade de São Paulo. Vou reservar 20% das vagas para população afrodescendente nos concursos públicos. Não importa a carreira. Nós vamos ter um percentual mínimo de pessoas negras ocupando esses cargos”, apontou.

Além disso, Haddad se comprometeu a promover a paridade de gênero dentro das estaduais. “Vamos promover um equilíbrio de homens e mulheres nos cargos estaduais. Com especial atenção para ampliar a presença de mulheres negras no nosso governo”.

Em relação às vagas em universidades, o estado de São Paulo já é beneficiado pela iniciativa federal que garante o acesso de estudantes em instituições públicas de Ensino.

Programa de governo

Além da reserva de 20% para a população negra em concursos, o programa de governo também prevê a contratação de professores indígenas na rede pública. Outro destaque está na garantia de que empresas prestadoras de serviço estabeleçam cotas para contratar Pessoas com Deficiência (PcD) entre os funcionários.

Da Redação

Compartilhe
WhatsAppTelegramTwitterFacebook

+ Mais Notícias

X