Com Haddad, universidades terão autonomia e orçamento garantidos

Fernando Haddad esteve na tarde deste sábado (3) no campus de Bauru da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp). Após a visita, o candidato do PT ao governo paulista falou à imprensa sobre a necessidade de garantir repasse financeiro e autonomia às instituições de Ensino Superior a partir do ano que vem.

“Ao invés de o repasse ficar vinculado apenas a um único tributo, nós vamos fazer um uma cesta de tributos. Isso dará maior estabilidade e previsibilidade às nossas universidades estaduais que prestam um enorme serviço pra América Latina”, explicou.

Hoje, o repasse dos 9,57% do ICMS-Quota-Parte do Estado é a principal fonte de financiamento das universidades estaduais paulistas.

Constitucionalizar a autonomia

Haddad também falou sobre a importância em constitucionalizar a autonomia universitária. “Um quarto da produção científica latino-americana é produzida aqui em São Paulo, em nossas universidades. Nós vamos reindustrializar o estado com conhecimento produzido nas nossas universidades estaduais e nas federais que tem sede em São Paulo”, disse.

De Braços Abertos

Mais tarde, na cidade de Botucatu, Haddad esteve Associação de Usuários, Familiares e Trabalhadores dos Serviçoes de Saúde, onde relembrou o sucesso do De Braços Abertos. “Em seis meses fizemos com que dois terços das pessoas que frequentavam a Cracolândia (_na região central da Capital_) diminuíram drasticamente o uso de drogas, grande parte reencontrou suas famílias”, lembrou.

Caso eleito, Haddad pretende levar o De Braços Abertos para todo o Estado. “Como política de cuidado em liberdade para pessoas em situação de rua, que necessitam de cuidados de saúde mental, em reabilitação de álcool e outras drogas”.

Da Redação

Compartilhe
WhatsAppTelegramTwitterFacebook

+ Mais Notícias

X