Haddad vai levar curso superior para as 212 ETECs do Estado de SP

Presentes em mais de 150 cidades paulistas, as Escolas Técnicas Estaduais (ETECs) são equipamentos fundamentais na preparação de jovens ao mercado de trabalho. Caso seja eleito, Fernando Haddad pretende transformá-las também em universidades.

“Todas elas passarão a ter, além dos cursos técnicos, ofertas de cursos em nível superior. Isso permitirá que muitos estudantes tenham diploma sem precisar mudar para longe de suas cidades”, explicou o candidato do PT ao governo. Hoje, o Estado de São Paulo conta com 212 unidades.

A declaração foi dada nesta terça-feira (30), data em que o petista cumpre agendas nas cidades de Catanduva, São José do Rio Preto e Barretos. Haddad também falou da intenção de ampliar a oferta de cursos oferecidos pela Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp). “Vamos fazer o ensino superior chegar a todos os municípios do Estado com a Univesp”.

Segundo o programa de governo do petista, a proposta ainda prevê a criação dos Institutos Estaduais (IEs), que serão centros educacionais de referência e de cultura e esporte para a comunidade em todas as regiões do estado, em especial nas áreas de maior vulnerabilidade social. Os Institutos, explica o documento, “terão como base o projeto pedagógico dos Institutos Federais — que é o mais bem avaliado no país — e as experiências exitosas das Etecs e Fatecs, no oferecimento de cursos de ensino médio técnico e cursos superiores tecnólogos”.

Curso Técnico

Além da ampliação de vagas para cursos superiores, o paulista continuará a ter o ensino técnico à disposição Haddad, aliás, pretende criar 200 mil novas vagas públicas de ensino médio de nível profissional e técnico; fortalecer o Centro Paula Souza, valorizando os profissionais e ampliando a rede.

Da Redação

Compartilhe
WhatsAppTelegramTwitterFacebook

+ Mais Notícias

X