Em Cotia, Haddad diz que levará trem de passageiros de SP a quatro regiões metropolitanas do Estado

O candidato do PT ao governo do Estado de São Paulo, Fernando Haddad, esteve nesta quarta-feira (31) em Cotia, cidade a 32 quilômetros da Capital.O petista participou de ato ao lado de sua candidata a vice Lúcia França, de Geraldo Alckmin, que forma chapa com Lula na disputa pelo governo federal, e de Márcio França, que busca vaga no Senado. Aos jornalistas, Haddad falou sobre projetos de mobilidade e transporte como o Bilhete Único Metropolitano e a criação do trem intercidades que vai conectar quatro regiões metropolitanas.

“Eu já determinei os estudos dos trens interurbanos, também chamados de intercidades. Nós vamos começar por Campinas que é prioridade por ter o Aeroporto de Viracopos. Mas precisamos, no mínimo de quatro ramais: além de Campinas, São José dos Campos, Baixada Santista e Sorocaba”.

Alckmin completou ao dizer que a medida será feita em parceria com a União, numa possível “dobradinha” com o governo Lula. “Nós vamos trabalhar muito para viabilizar este projeto. Se você pegar o trem de uma dessas cidades até São Paulo o que é caro é a desapropriação. Mas o traçado já existe para o trem de carga. Então é preciso traçar uma linha paralela para viabilizar a faixa paralela do trem de passageiro. É um belíssimo projeto estruturante de mobilidade”.

Bilhete Único Metropolitano

Haddad explicou por que o Bilhete Único Metropolitano vai além da questão da mobilidade. “Eu conheço pessoas que gasta R$ 30 para irem de suas casas até o trabalho em outra cidade. Com o Bilhete Único Metropolitano, essas pessoas vão precisar pagar apenas uma passagem. O empregador também não vai mais só contratar quem mora perto para não ter que gastar com vale transporte.

O Bilhete será criado em parceria com os municípios integrando os sistemas tarifários municipais e intermunicipais nas regiões metropolitanas e aglomerações urbanas, com um único meio de pagamento (ou diferentes, mas interoperáveis).

Da Redação

Compartilhe
WhatsAppTelegramTwitterFacebook

+ Mais Notícias

X