APRESENTAÇÃO

SÃO PAULO QUE FORMA E TRANSFORMA

São Paulo é o estado mais rico e diverso de todo o país. É uma potência em termos de esporte, cultura e educação. Aqui estão presentes as mais importantes universidades, arenas esportivas, museus, orquestras e outros equipamentos de relevância nacional. 

É preciso democratizar o acesso aos acervos e bens culturais do estado, oferecer a integralidade da educação, investir fortemente no ensino médio e técnico. Investir no esporte com fins de impactar positivamente a saúde coletiva e a vida de milhares de indivíduos, sobretudo nas regiões mais vulnerabilizadas. É preciso impulsionar o potencial transformador de São Paulo, aproveitando o seu imenso ativo de talentos disperso em todos os cantos do estado. 

Doria/Garcia não priorizaram a educação, que enfrenta neste momento o cenário  mais desafiador desde a redemocratização. Com a pandemia, houve piora no rendimento escolar e aumento da evasão e das desigualdades em todas as etapas e níveis de ensino. A isso, soma-se uma crise de saúde mental que afeta estudantes e profissionais da educação. A cultura foi tratada com descaso, com o orçamento extremamente limitado e concentrado, e ocupando um papel lateral no projeto de desenvolvimento. O esporte tampouco teve importância. A Secretaria de Esporte Lazer e Juventude limita-se a uma existência burocrática. Tem um orçamento diminuto e uma ação social e esportiva insignificante. São décadas de abandono, sem oferecer à população o direito constitucional de acesso à prática esportiva. 

O Governo Haddad tratará a educação como um direito. Fator determinante para a qualidade de vida e um poderoso instrumento de desenvolvimento econômico e social. A escola pública será fortalecida e os profissionais serão valorizados, educando nossos jovens para a cidadania e para o novo mundo do trabalho. Haddad vai propor um pacto com todos os municípios para implementar um programa emergencial de alfabetização na idade certa, o Alfabetiza SP. É preciso apoiar prefeitos e prefeitas para construir uma educação que garanta o aprendizado de nossas crianças. Haddad também vai propor uma revolução no ensino médio paulista. Vai investir na qualificação e expansão das PEIs (Escolas de Ensino Integral) e vai investir fortemente na criação de cursos profissionalizantes e técnicos a partir da estrutura do Centro Paula Souza e com a criação dos Institutos Estaduais (IEs). 

No governo do professor Haddad, o ensino superior paulista terá papel central no desenvolvimento do estado. A integração da pesquisa com as cadeias produtivas e de inovação será amplificada. Será proposta a constitucionalização do exitoso modelo de financiamento das três universidades públicas. A Fatec ganhará impulso com a expansão do ensino profissionalizante e técnico e sua integração com as carreiras de tecnólogo. Será também implementada uma política de cuidado com nossos estudantes, com programas de permanência a estudantes de baixa renda nas universidades. A saúde mental também não será um tema menor.

A Cultura também será tratada como um direito a ser acessado por todos os paulistas. É preciso interiorizar a oferta cultural, promovendo a itinerância de acervos públicos e produções culturais para o interior, grande São Paulo e litoral. Isso será feito com o estabelecimento de uma política estadual articulada com os municípios e a sociedade civil. De incidência transversal, implementada em conjunto com a educação, os direitos humanos, o turismo e o desenvolvimento local. Com a participação de trabalhadores a empresários da cultura. 

O patrimônio cultural de São Paulo é um valioso ativo para a inovação e o desenvolvimento econômico, a ser fomentado por agentes públicos, privados e independentes. Um potente gerador de emprego e renda, que deve ser incentivado, criando as condições para São Paulo se tornar um estado criativo. É preciso também cuidar da vasta rede de equipamentos públicos e estruturas especializadas, como museus, bibliotecas, corpos estáveis, centros culturais, teatros e instituições de formação, aprimorando e revisando sua gestão.  

No esporte, é imperativo garantir acesso à prática esportiva a todos, independentemente da idade e de fatores sociais. O desenvolvimento da cultura esportiva deve seguir um plano que mostre claramente à população seus benefícios à saúde, à educação e ao convívio social. O esporte deve ser incentivado nas escolas e nas comunidades. Comprovadamente, uma pessoa que se exercita com regularidade irá menos ao médico e terá uma melhora substancial na qualidade de vida. Também se sabe do poder do esporte para fomentar uma cultura de paz e de valorização das relações humanas. Investir no esporte é também investir em futuros atletas de alto rendimento, que levarão a marca de São Paulo e serão fonte de orgulho em competições no país e no exterior. 

São Paulo é uma terra de oportunidades! Com o talento da nossa gente, vamos transformar vidas, sem deixar ninguém para trás.



X