TURISMO E ECONOMIA CRIATIVA

  1. Elaboração de um Plano Estratégico do Desenvolvimento Turístico do Estado de São Paulo, centrado no desenvolvimento das pessoas e do estado, mapeando a vocação e o potencial do setor de turismo em todo território, com diagnóstico e objetivos claros. É preciso definir  políticas de desenvolvimento para maior atração de visitantes estrangeiros e de outros estados, fomentar o turismo interestadual, qualificando a infraestrutura e os serviços nas estâncias e municípios de interesse turístico, tendo como diretriz o turismo sustentável, estruturado em boas práticas do turismo no mundo, dados consistentes, confiáveis, de qualidade e na gestão inteligente. O plano deve ser construído com a participação dos setores interessados, desde empresários até instituições comunitárias, educacionais e as mais relevantes em cada área específica. O Estado de São Paulo pode ser um dos destinos turísticos líderes na América Latina.
  2. Fortalecimento da Secretaria de Turismo, com um plano orçamentário claro e perene, para execução das políticas definidas no plano estratégico; proporcionar maior interação com as universidades, institutos e organizações de pesquisa que contribuam com a formação e valorização dos servidores, de modo a qualificar a oferta e execução de políticas públicas; ampliar a contratação por meio de concurso público de profissionais formados em turismo e áreas afins para prestarem assessoria aos municípios no que se refere aos planos diretores de turismo.
  3. Diagnosticar vácuos de infraestrutura, como estradas, linhas de transporte público, ciclovias, saneamento básico e disposição de resíduos sólidos, unidades do SUS, espaços e equipamentos públicos, que impactam ou integrem a economia turística das estâncias e municípios de interesse turístico, a fim de planejar investimentos transversais e articulados com outras secretarias. 
  4. Apoio técnico aos municípios e programa contínuo de formação de gestores públicos do turismo, ajudando os municípios interessados no desenvolvimento do turismo a qualificar seu planejamento e execução de políticas públicas, com a participação de universidades e instituições de ensino. Estratégias de incentivo do turismo ao longo do ano são vitais para que a atividade econômica se mantenha não apenas na alta temporada ou em feriados, minimizando os efeitos negativos da sazonalidade.
  5. Apoiar os pequenos e médios empresários, essenciais na cadeia do turismo, com ações como:
  6. Programa de apoio emergencial pós-pandêmico, para a reabertura de negócios e a retomada da atividade turística, duramente impactada pela pandemia;
  7. Linhas especiais de financiamento ao negócio do turismo através do Banco do Povo e Desenvolve SP;
  8. Convênios com os municípios para cursos de formação aos empresários trabalhadores do turismo, a fim de melhorar o atendimento em restaurantes, hotéis e estabelecimentos comerciais em destinos turísticos;
  9. Programa de apoio ao uso do inglês, para a acolhida aos turistas estrangeiros, com cursos de formação técnica e profissional básica aos trabalhadores do turismo e material de apoio para a tradução de cardápios em restaurantes ou avisos para turistas estrangeiros.
  10. Aumentar o investimento na infraestrutura do turismo com:
  11. Criação de cursos técnicos e de especialização, nas ETECs e na Univesp, de formação técnica e profissional para o turismo receptivo;
  12. Linhas de crédito no Desenvolve SP para a expansão e modernização da rede hoteleira do estado e empreendimentos de interesse turístico;
  13. Ampliação do Fundo de Melhoria dos Municípios Turísticos (FUMTUR) e a abertura de convênios específicos para a melhoria da infraestrutura local e projetos estratégicos de desenvolvimento, preservação de patrimônio histórico tombado, conservação e construção de locais de atração turística;
  14. Apoio técnico e financiamento a projetos de requalificação da orla litorânea voltada ao lazer e turismo.
  15. Dinamizar a oferta turística do estado, por meio da implantação de políticas transversais de cultura e economia criativa, com iniciativas como:
  16. Criação de novas rotas turísticas inspiradas nas riquezas naturais, história ou tradições gastronômicas, qualificando os municípios para receber os visitantes;
  17. Investimentos em turismo e cultura nas zonas criativas a serem definidas no sistema de políticas públicas, com fomento a atividades culturais, audiovisual, moda, gastronomia, artes e tecnologia, impulsionando a estratégia de SP Estado Criativo;
  18. Construção, junto com a Secretaria de Cultura, de um Calendário Cultural e Turístico integrado, com eventos de organização pública, privada ou independente como festivais, feiras agropecuárias, festas tradicionais ou eventos de negócios;
  19. Dar fomento a festivais, feiras e eventos considerados estratégicos ao desenvolvimento regional do turismo e apoiar grandes eventos já estabelecidos, sejam eles de caráter cultural, religioso, esportivo ou de negócios, a exemplo do Carnaval, da Parada LGBTQIAP+, da Fórmula 1, da SP Fashion Week, da Comic Con Experience, da Marcha para Jesus, entre outras.
  20. Fomentar e promover a criação de rotas e roteiros turísticos voltados à preservação e valorização histórico-cultural da cultura caipira e das populações indígenas e negras. Bem como fortalecer segmentos emergentes a exemplo do afroturismo, turismo em territórios indígenas e caiçaras.
  21. Fortalecer, promover e fomentar o litoral paulista no que diz respeito à sensibilização e preservação ambiental, além de incentivar as localidades como polos receptores para atrair turistas nacionais e internacionais.
  22. Definir um plano estratégico de marketing e divulgação, com iniciativas como:
  23. Criação da Marca São Paulo Estado para construir e explorar a imagem e a marca-destino do estado. A marca é parte da estratégia para divulgação e atração de turistas e investimentos;
  24. Ampla campanha de marketing e divulgação do estado em outras regiões do país e também no exterior.
  25. Trabalhar em conjunto com o Governo Federal, a quem compete o tema, para um acordo com companhias aéreas internacionais para a adoção do stopover nas conexões de voos internacionais do Aeroporto de Guarulhos. O stopover permite que visitantes em trânsito possam aproveitar a conexão para descer no aeroporto e ficar por alguns dias no estado antes de seguir para seu destino final.
  26. Promover uma política com a participação dos diversos agentes do setor. Fortalecer o Conselho Estadual de Turismo e os conselhos municipais de turismo do estado, tendo-os como partícipes na formulação e condução das políticas públicas do setor.
  27. Promover ações integradas de hospitalidade voltadas para diversidade, inclusão, combate ao racismo, à homofobia e outras formas de discriminações para o amplo espectro que envolve a cadeia turística (atendentes em geral, profissionais em segurança, taxistas, hoteleiros, guias de turismo, entre outros).



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