APRESENTAÇÃO

SÃO PAULO SUSTENTÁVEL QUE PRODUZ E INOVA, COM TRABALHO E RENDA

O estado de São Paulo é superlativo — o mais rico do país e também um dos mais desiguais. Temos uma enorme potência econômica, exuberantes riquezas naturais, o maior aparato científico e tecnológico da América Latina, e o maior parque industrial do Brasil,  além de vasta produção agrícola, rica diversidade cultural e um povo trabalhador. No entanto, muitas pessoas têm ficado para trás. Temos uma multidão sem emprego, sem oportunidades. São aproximadamente 2,5 milhões de desempregados e quase 10 milhões de adultos sem ensino médio. As taxas de desemprego são ainda maiores entre jovens, mulheres, negras e negros. Ao mesmo tempo, temos  aproveitado mal nosso  potencial de inovação tecnológica e geração de valor agregado, passando por um processo de desindustrialização contínuo. 

Esse duplo processo —  povo excluído da geração de riquezas e um estado cada vez mais atrasado tecnologicamente – é fruto de um Estado omisso tanto no seu papel social, quanto de indutor e catalisador do desenvolvimento econômico e tecnológico. Somado a isso, vivemos um quadro de emergência climática que nos impõe uma pergunta central: qual tipo de desenvolvimento desejamos para o futuro? A atividade produtiva terá de ser renovada nas próximas décadas para uma economia de baixo carbono, criativa e de alta tecnologia. 

Sendo assim, o próprio enfrentamento dessa crise já aponta para um futuro ancorado na inovação, com trabalhadores altamente qualificados e uma sociedade mais igualitária. Haddad quer aproveitar essa oportunidade de transformação para colocar São Paulo na  liderança — no Brasil e no mundo — da transição sócio-ecológica. Um estado na vanguarda do desenvolvimento  que não deixa ninguém para trás.

Para executar esse plano, vamos criar o maior ciclo de investimentos públicos de SP desde o Plano Real, com o Sistema Estadual de Inovação centrado em pesquisa e inovação, além de estímulo e financiamento para uma reindustrialização de baixo carbono. Foco e financiamento também no empreendedorismo e microcrédito, nas indústrias criativas e na economia solidária. O Governo Haddad retomará os investimentos em infraestrutura — com a construção e a modernização de creches e escolas, hospitais e postos de saúde, moradias, metrôs, estradas vicinais, rodovias, ferrovias e portos — criando um ambiente estável e bem regulado para a entrada segura do setor privado, e também um desenvolvimento regional estruturado e contínuo. Sempre buscando combater as desigualdades em todas as suas dimensões.

Na Agricultura vamos fomentar desde o pequeno agricultor familiar, passando pelo médio patronal até o grande agroexportador, com uma produção que exporta, regenera o meio ambiente e cria riqueza social; e, ao mesmo tempo, com uma agricultura familiar e patronal  que produz alimento saudável, gera renda e desenvolvimento para as famílias que o cultivam. 

No Turismo queremos promover uma pequena revolução potencializando essa indústria que pode trazer imensos recursos para o estado e gerar postos de trabalho qualificados de maneira descentralizada no território. Tudo isso valorizando nossa cultura, culinária, tradições aliadas à preservação ambiental e culturas locais.  

Vemos um futuro rico e próspero para todos que produzem bens materiais e imateriais em São Paulo, com um olhar especial para o trabalhador, o microempresário e o cooperativismo, que estão na base da pirâmide e que têm capacidade de dinamizar a economia para todos. 



X