ESPORTE

  1. Estabelecer parcerias com municípios para otimizar o uso dos equipamentos esportivos e promoção de atividades físicas regulares para toda a população visando à promoção da saúde física e mental e ao controle da obesidade e de outras doenças, por meio de iniciativas como:
  2. Incentivo à construção de ciclovias em municípios de todo o estado; 
  3. Transformação de praças e parques em espaços para a prática do skate e atividades físicas em geral;
  4. Orientação de profissionais de educação física em academias ao ar livre e demais equipamentos já existentes; 
  5. Apoio ao futebol comunitário e de várzea, às corridas de rua e caminhadas.
  6. Promover a Escola Aberta, com a presença de profissionais da área esportiva e lazer, disponibilizando o espaço das escolas estaduais para a comunidade nos finais de semana, feriados e férias. 
  7. Levar o esporte a todas as regiões paulistas, atuando como fator de desenvolvimento regional e diminuição das desigualdades e com incentivo à participação das pessoas idosas, das mulheres e da população vulnerável.
  8. Apoiar e democratizar os Jogos Abertos do Interior, com a participação de atletas da própria cidade, e apoiar a criação dos Jogos Abertos para atletas com deficiências, colaborando com a maior integração e a dinamização econômica das cidades.
  9. Em parceria com as Universidades, fomentar centros de pesquisa focados em Medicina Esportiva que sejam referência na prevenção e cuidados com lesões.
  10. Criar linhas de pesquisa específicas para que as universidades paulistas contribuam com o esporte do estado, em todas as suas dimensões, de maneira significativa.
  11. Valorizar as 8 Regiões Esportivas do Estado, melhorando a atuação da Secretaria e construindo Vilas Olímpicas que terão como objetivo incentivar a prática esportiva e os cuidados com a saúde, além de dar oportunidade aos talentos e qualificar o calendário esportivo.
  12. Valorizar a Secretaria de Esporte e Lazer com quadro adequado de Professores de Educação Física e Administrativo.
  13. Valorizar o futebol como patrimônio da cultura e identidade de pertencimento (atletas e torcidas), fortalecendo o futebol de várzea e demais jogos comunitários. 
  14. Aproveitar as vocações regionais e o potencial natural e turístico do estado para atividades como canoagem, rafting, surf, kitesurf, wakeboard, triatlo, paraquedismo, montanhismo, escalada, vela, voo livre e demais esportes radicais e de aventura. 
  15. Modernizar os equipamentos existentes e implantar novos projetos visando ao impacto relevante na indústria do esporte, promovendo políticas específicas para esse segmento, incentivando a inovação, financiando o fortalecimento da capacidade produtiva e ampliando a geração de empregos. 
  16. Fortalecer a Lei Paulista de Incentivo ao Esporte, por meio da simplificação dos processos administrativos e transparência nos critérios para que a iniciativa privada possa dar uma maior contribuição ao esporte e ao lazer paulistas.
  17. Incentivar mecanismos de participação social na formulação e gestão de políticas públicas do esporte, como Conselho Estadual do Esporte, Comissão Estadual de Atletas, Comissão Estadual para a promoção da diversidade no esporte.

 

X