DESENVOLVIMENTO INCLUSIVO, ACESSO AO CRÉDITO E EMPREENDEDORISMO

  1. Ampliar a oferta e agilizar o acesso a microcrédito, combatendo as desigualdades:
  2. Capitalização do Banco do Povo para apoio ao microempreendedorismo via abertura de linhas de financiamento subsidiado para aquisição de equipamentos para início de novos pequenos negócios;
  3. Criação de programa de financiamento a fundo perdido para mulheres chefes de família com filhos menores de idade e para população afrodescendente visando a compra de equipamentos para criação de negócios; 
  4. Fomentar o empreendedorismo das pessoas com deficiência ou de suas famílias por meio de parcerias com entidades que atuam com empreendedorismo.
  5. Estabelecer uma forte política de apoio às pequenas e médias empresas, as maiores empregadoras do estado, com:
  6. Criação de linhas de financiamento acessíveis para aceleração e expansão de pequenas e médias empresas já existentes, como forma de criar empregos;
  7. Apoio técnico e formação técnica para pequenas empresas, pequenos produtores e cooperativas nas compras públicas, para ampliar mercados e promover o crescimento sustentável de pequenos negócios.
  8. Fortalecimento da economia criativa no Estado de São Paulo, com editais de fomento diferenciados por regiões e por tipo de atividade a ser apoiada.
  9. Capitalização da SPCine e criação de amplo programa de difusão da cultura cinematográfica no estado de SP com incentivo à criação de comissões fílmicas (film commissions), levando salas de cinema a todos os municípios paulistas, como forma de levar cultura e fomentar a indústria cinematográfica estadual.
  10. Criação de linhas de financiamento subsidiado voltadas à implantação ou expansão de empresas ligadas à economia criativa nas regiões litorâneas do estado — a Baixada Santista, que possui tradição artística representada por um bom aparato de museus e Centros de Cultura, o Litoral Sul e o Litoral Norte, que possuem a cultura do surf, do bem-estar e importante tradição gastronômica que atraem um grande fluxo de turistas, e recepcionam muitos festivais e eventos culturais — como forma de diversificar a economia regional e levar empregos qualificados a essas regiões. 



X